Vamos repensar sobre RELAÇÃO, o tempo todo estamos nos relacionando, nossa vida é feita de relacionamentos. Afinal já dizia o grande poeta Vinícius de Moraes, “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”
Quando crianças, aprendemos a andar, aprendemos a falar, porque não podemos aprender a nos relacionar, e por que essa dita “arte” dá tanto trabalho?
Pensando assim, se as relações ocupam uma parte tão grande e importante em nossas vidas e tendo ouvido que se relacionar está dando muito trabalho, principalmente nos dias atuais, resolvi abordar algumas estratégias e atitudes para contribuir sobre essa “dificuldade” para conseguirmos ter uma convivência harmoniosa e qualitativa com as pessoas, principalmente com o/a parceiro/a em seu relacionamento amoroso.
Neste artigo irei compartilhar atitudes e conhecimentos importantes para mantermos a harmonia com as pessoas ao redor, construindo para relacionamentos fortes e saudáveis, baseados na comunicação e no ato de aprender sempre.
Vale deixar claro que a partir da construção desses conhecimentos, notará que não só seus relacionamentos com outra pessoa irá melhorar, como também consigo mesmo.
Quando há uma convivência saudável e equilibrada, ganha-se paz de espírito, saúde e felicidade.
Então vamos lá, hoje em dia com toda a carga emocional que estamos vivendo em tempos de pandemia, os nervos e ansiedade a flor da pele. Queremos que o parceiro, ou parceira adivinhe o que estamos passando ou querendo. Se não expressarmos claramente o que pensamos e sentimos, os outros não têm como saber o que se passa em nossa mente. Nesse sentido, procure sempre se comunicar de modo assertivo em vez de esperar que percebam que está triste ou chateado, por exemplo. Quanto mais claro for, mais facilmente poderá resolver problemas e até evitar conflitos. Mas fique atento, a forma de sua comunicação, colocando-se sempre de maneira assertiva e não agressiva ok!
Cada indivíduo é único, devemos primeiramente reconhecer que relacionar tem seus desafios e que é super comum que surjam divergências e conflitos. Tudo o que acontece na vida tem um lado positivo, se olhamos apenas o lado ruim, deixamos as coisas boas passarem. A partir do momento em que se escolhe ser positivo, isso impacta diretamente nos relacionamentos, que ganham em harmonia, compartilhamento de experiências e colaboração. Devemos levar sempre em consideração o respeito ao próximo e a si mesmo, não agindo da forma que não gostaríamos que agissem com a gente.
Com muito diálogo, mas sem esquecer que precisamos ouvir também, não somente sermos ouvidos. Analisar o ponto de vista de cada um, explicar o seu, fazer concessões e, assim, chegar em uma solução que fique legal para o relacionamento em um todo.
É… Mas falando parece ser tão fácil né?!
Mas não é bem assim…
Como eu havia dito que é possível aprender a andar , também podemos aprender a nos relacionar, quando estamos aprendendo a andar, caímos, cambaleamos, ralamos o joelho e até mesmo podem surgir alguns cortes que sangram. Da mesma forma será nosso aprendizado ao relacionamento saudável e equilibrado. E quando todos os envolvidos estão ali, juntos, devem se lembrar do motivo de estarem vivendo esse relacionamento, que na maioria das vezes já passaram inúmeros momentos de muito amor e alegria, devem também procurar recordar tudo que sentem um pelo outro, verão que tudo se torna mais simples de ser resolvido.
E vale sempre lembrar que SIM, é possível construir um relacionamento equilibrado e feliz, onde há comunicação, interesse e respeito de todos os lados. E se você considerar o diálogo, uma forma de comunicação assertiva e buscar aprender positivamente, certamente conseguirá lidar com as dificuldades de construir um relacionamento saudável com mais tranquilidade.
Acredite, com diálogo, respeito e compreensão isso é possível.
por Bia Gomes